A liberdade para errar e a prisão das consequências

Reading time: 4 minutes

A liberdade para errar e a prisão das consequências devido a tais erros é um fato inegável.

Certamente muitos parecem não sofrerem as consequências aqui neste mundo, mas na verdade ninguém de uma forma ou de outra conseguirá escapar das consequências.

Portanto hoje vamos falar algo mais a respeito disso, e espero que você, junto comigo comece a pensar a respeito dessa questão.

Todos até certo ponto são livres para cometer erros, e dependendo do contexto os erros são até benéficos, pois como diz um velho ditado “é errando que se aprende”.

Mas existem erros desnecessários, pois as pessoas sabe que se errarem de determinada forma, ainda que se sintam livres para isso, as consequências certamente serão ruins.

Então vamos a alguns exemplos mas adiante e acredito que ficará mais evidente o que quero dizer.

Por exemplo, digamos que uma pessoa cometa um furto, mas por causa disso tal pessoa foi presa. Dessa forma a pessoa fica presa durante quatro anos pois diminuiu o patrimônio de outra pessoa.

Por isso veja que a pessoa usou a sua liberdade para roubar, e por consequência foi presa por isso.

Consequências a longo prazo

Mas a questão é que muitas vezes as consequências podem perdurar a longo prazo, e muitas vezes pelo resto da vida de uma pessoa.

Primeiro por que essa pessoa fica com o seu nome manchando da delegacia por exemplo. Nesse caso pode ser difícil ela conseguir um emprego por exemplo por causa de antecedentes criminais.

Muitas pessoas da família poderá nunca mais confiar nela, e também não terão coragem de indicar essa pessoa para nada, pois alguns podem acreditar na mudança, outros não.

Além disso dei apenas um exemplo do que uma pessoa pode fazer e ficar presa pelas consequências pelo resto da vida.

Muitas vezes porém a pior consequência não é a prisão do corpo, mas a da mente, da consciência. Muitas pessoas cometem coisas que mais tarde não conseguem se perdoar pelo que fizeram.

A vida de muitas pessoas é cerca por um passado obscuro, e o sofrimento que elas passam por consequência disso, apenas elas sabem.

Certamente você já percebeu que é difícil entender algumas pessoas, mas só Deus sabe o que essa pessoa já passou ou cometeu durante sua vida.

Muitas pessoas provavelmente não tem nada a esconder, mas outros certamente tem, não por que querem, mas por que sabem que ninguém as aceitará se souberem do que fizeram.

Portanto diante disso, você talvez possa começar a imaginar o quanto as pessoas podem cometer durante o curso da sua vida e que isso lhe acarreta problemas a longo prazo.

A liberdade para errar e a prisão das consequências até os dias de hoje

Durante a história pessoas de grande influência cometeram muitos erros, e provavelmente estamos até hoje sofrendo as consequências devido a isso.

Talvez um exemplo seja a política brasileira, onde muitas coisas que foram feitas lá atrás está dando trabalho para corrigir hoje.

O Brasil pode estar sofrendo hoje (ano 2021) consequências do que foi feito anos atrás.

Ademais podemos frisar aqui também que uma coisa que faz com que as pessoas sofram por muito tempo são as escolhas que elas fazem em diversas áreas da vida.

Dentre essas escolhas podemos citar uma por exemplo, que são os relacionamentos.

Se existe uma coisa que prende drasticamente muitas pessoas são os relacionamentos, pois um relacionamento envolve muitas coisas.

E quando alguém põe muita expectativa em uma relação certamente essa será a pessoa que mais sofrerá, pois muitos se apegam demais, outros nem tanto.

Mas os relacionamentos quando mal escolhidos podem causar problemas pelo resto da vida. Muitas vezes pode até haver um rompimento, mas muitas outras coisas podem envolver como filhos por exemplo, dentre outras coisas.

Mas apensar de tudo, ainda é possível viver mesmo tendo que viver com as consequências de situações que ocorreram no passado.

O passado sempre será passado, mesmo que para muitos o passado possa parecer muito presente.

Então saiba que todos temos liberdade para errar, mas saiba que existem alguns erros que farão com que você fique preso durante muito tempo pelas suas consequências.

Muitas vezes a prisão será interna, o que pode ser que exista muita força da sua parte para continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.