A Liberdade de cada pessoa

Reading time: 8 minutes

A liberdade de cada pessoa é algo inquestionável, ou no mundo em que vivemos pode parecer até utópico.

Contudo em certo grau cada pessoa pode fazer o que quiser da sua vida, mas com consequências boas ou ruins.

Isso que estamos falando aqui pode ter haver com a liberdade individual, onde cada pessoa tem o direito de se expressar, como também a liberdade de pensamento e de ação.

Portanto é preciso entender que todo indivíduo tem esse direito, a menos que ele faça algo que prejudique tal direito.

Quando a minha liberdade atinge outras pessoas

Não quero aqui entrar em termos técnicos etc, mas sem pensar a respeito do assunto. Então como estamos falando de liberdade, precisamos entender que pra tudo nessa vida tem um determinado limite.

Além disso eu acredito que pelo falto das pessoas serem limitadas por isso mesmo elas precisam de limites. Mas digo no sentido de que o ser humano é limitado até mesmo para tomar decisões certas em algum contexto da vida.

Portanto por motivos conhecidos ou desconhecidos a pessoas sempre tomam decisões, pois elas são livres para isso. Contudo essa liberdade que cada pessoa tem de tomar decisões não deve atingir outras pessoas, machucando-as ou ferindo-as de alguma forma.

Certamente que pelo fato de sermos seres humanos muitas coisas vão acontecer, e querendo ou não vamos ferir as pessoas de alguma forma, seja com palavras ou ações.

Por isso é preciso pensar bem antes de tomar qualquer decisão, e quando se falar em pensar bem, isso pode envolver muitas coisas.

Uma pessoa pode pensar muito bem e agir, pode pensar muito e não fazer nada. Mas quando falamos isso temos que levar em consideração por exemplo a idade dessa pessoa, sua maturidade, princípios e uma série de coisas.

O limite quando se passa dos limites

Existem limites para todos que vivem nesse mundo. Um exemplo de limites por exemplo, é o fato de que se se uma pessoa começar a usar sua liberdade para roubar, um dia ela poderá ser presa por isso.

O fato da pessoa estar sujeita a ser presa, é o limite, a barreira para que ela não continue cometendo tal delito na sociedade.

Dessa forma em certo sentido alguém pode até usar a sua liberdade para praticar o roubo, mas as autoridades vão usar a liberdade que tem para agir contra essa atitude.

Portanto nesse caso alguém esta usando a sua liberdade para prejudicar outras pessoas, o que faz com que elas percam parte da sua liberdade.

Entretanto não perderá completamente sua liberdade, pois na cadeia ela poderá fazer o que quiser lá dentro, contudo com muitos mais limites do que se ela estivesse livre na sociedade.

Mas podemos pensar também que tal pessoa pode estar limitada geograficamente.

Mas dependendo de que esteja preso ela poderá fazer muita coisa na prisão, se é que vocês me entendem.

Use a sua liberdade para viver a sua vida

Cada pessoa, pelo menos segundo o meu pensamento deveria usar a liberdade que tem para viver a sua vida em paz. Portanto viver em paz que digo é viver em paz sem prejudicar as pessoas a sua volta.

Procurar viver em paz com todas as pessoas, pois vivemos em sociedade, e quanto mais procurarmos viver em paz será sempre a melhor escolha.

Use a sua liberdade para fugir de brigas e confusão, evite se envolver com coisas que vai atrapalhar a sua vida e a vida de outras pessoas.

Contudo por sermos pessoas limitadas, certamente vamos cometer muitos erros nessa vida, mas faça o que puder para viver sua vida em paz consigo mesmo e com as pessoas.

Eu acredito que a sociedade seria muito diferente se as pessoas pensassem melhor a respeito disso. Mas infelizmente sempre vamos nos deparar com pessoas querendo prejudicar outras pessoas.

É ser humano atacando a sua própria espécie, ferindo o seu semelhante. Mas fazer o que, esse é o mundo em que vivemos.

Por isso ratifico que se você não puder fazer o bem a alguém também evite lhe fazer mal.

Além disso evite se meter em questões alheias, ou seja, não tente se meter na vida das outras pessoas.

Muitas vezes quando alguém fica muito preocupado(a), com a vida dos outros, acaba se esquecendo de viver a própria vida.

Mas é bom entender que o tempo passa muito rápido, e temos a tendência de viver muito tempo ociosos.

A liberdade de cada pessoa para fazer o bem

Cada pessoa tem a liberdade para usar do seu tempo e recursos para fazer o bem a outras pessoas. Fazer o bem é de alguma forma promover o bem estar de alguém, ou amenizar o sofrimento.

Um exemplo é saber que alguém esta precisando se alimentar ou se vestir e você de alguma forma ajudar tal pessoa. Além disso dar uma oportunidade de ganho para alguém que precisa é também uma forma de ajudar.

Então se você parar pensar bem, existem muitas formas de ajudar alguém, e cabe a você usar a sua liberdade para em certo grau ajudar o seu próximo.

E para isso você não precisa ir muito longe, pois pode ter muitas pessoas próximas a você, quem sabe até da sua própria família precisando de ajuda.

Olhe a sua volta, converse com as pessoas, pois existem muitas maneiras de ajudar alguém.

Além disso podem não estar precisando de dinheiro ou de alimentos, mas podem estar precisando de atenção, de alguém para conversar.

Portanto você pode perfeitamente usar a sua liberdade para fazer o bem a outras pessoas de alguma forma.

Ademais a maioria das pessoas pelo menos se sentem muito bem quando praticam o bem ao seu próximo.

Você tem pensado ultimamente nisso? Quanto do seu tempo e recursos tem usado para ajudar as pessoas a sua volta?
Acredito que vale a pena tirar um tempo para pensar nessas coisas.

Afinal de contas nessa vida, o que plantamos, de alguma forma colhemos também.

A liberdade de cada pessoa para aprender cada vez mais

Uma das coisas mais interessantes que alguém pode fazer nessa vida, assim penso eu, é procurar aprender cada vez mais.

E quando falo de aprender, falo de praticamente tudo, pois existem muitas, mas muitas coisas que você pode aprender a fim de se desenvolver como pessoa.

Você pode aprender a ser uma pessoa melhor, ou seja, trabalhando a si mesmo, como também pode aprender novas habilidades a fim de prestar um excelente serviço a outras pessoas.

Certamente a lista aqui seria grande do que você pode fazer para se aprimorar e se desenvolver como pessoa.

Desde aprender uma nova receita ou até mesmo aprender a falar inglês, dentre tantas outras coisas. Realmente as opções são realmente muitas.

Portanto vem a pergunta. Você tem usado sua liberdade para aprende coisas novas? Há mais eu não tenho tempo para nada, pois é, você pode aprender até mesmo a como ter mais tempo sabia?

Certamente podemos aprender muitas coisas que até mesmo nem se passa em nossa mente. Pare um pouco para pensar em quantas coisas você pode começar a aprender.

Então aproveite a sua liberdade para aprender coisas novas, e evite deixar passar muito do seu tempo sem proveito algum.

Hoje em dia por exemplo o marketing digital esta em alta, e se eu pudesse indicar algum curso eu indicaria esse aqui.

Mas é bom pensar que existem muitas coisas que para aprende leva tempo, porém o conhecimento é talvez o bem mais precioso que alguém pode ter.

Certamente que isso vai depender do ponto de vista de cada um e também do contexto do que seria o bem mais precioso.

A liberdade individual para viver seus próprios objetivos

Nessa vida com toda a certeza de alguma forma sempre vamos promover os objetivos de outras pessoas. Um exemplo é que se você trabalha de carteira assinada você estará de alguma forma lutando para ajudar seu patrão a alcançar os objetivos dele.

Mas o salário que você recebe, pode ser que também lhe ajude a alcançar um objetivo. Portanto isso vai de cada pessoa.

Muitos trabalham para outras pessoas, outros porém trabalham por conta própria, mas de alguma forma, sempre estaremos servindo a outras pessoas.

Contudo de alguma forma somos servidos por outros também, essa é uma roda que nunca para de girar.

A questão é como você se sente e relação aos seus objetivos, se você esta conseguindo alcança-los ou não.

Geralmente quando as pessoas não tem um objetivo na vida, tais pessoas ficam desanimadas, e vivem como se a vida não tivesse sentido.

Então é importante, assim penso eu, que você trace um objetivo para a sua vida. Trace um objetivo que de alguma forma vai ser bom tanto para você como também para a sua família.

É bom lembrar que a nossa estadia nesse mundo é curta, portanto pense em coisas tanto a curto, como a longo prazo. Pense nos seus filhos e netos por exemplo.

Mas e ai? Qual são os objetivos que você tem traçado ao longo da sua vida? Tem pensado nisso? Alegre-se com os objetivos alcançados, e se tem mais algum, vai em frente.

Use a sua liberdade também para viver seus próprios objetivos após concluí-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.