A liberdade para viver como quiser

Reading time: 6 minutes

A liberdade para viver como quiser é uma realidade ou é apenas uma forma de dizer que podemos tomar muitas decisões da forma que bem entendemos?

Vamos conversar sobre essa questão e espero que de alguma forma venhamos refletir juntos sobre isso e quem sabe aprender alguma coisa.

Mas a intenção aqui é realmente pensar e refletir sobre diversas questões que norteiam a vida das pessoas, inclusive no que se refere a sua liberdade.

Quero começar fazendo algumas perguntas, como: O que você pensa a respeito da liberdade para se viver como quiser? Até que ponto podemos usar essa liberdade? Realmente temos essa liberdade ou isso seria algo mais teórico do que prático?

Então dadas as questões acima vamos conversar mais um pouco sobre essa questão, pois aqui eu me sinto livre para escrever e conversar com você.

Eu acredito que a liberdade de uma pessoa é algo extremamente importante para a sobrevivência, pois dessa forma a pessoa pode tomar decisões importantes sem estar preso a outras coisas.

Além disso acredito que querendo ou não a nossa liberdade é até certo ponto é bem limitada, mesmo que não queremos isso.

Então será que realmente temos a liberdade para viver como quiser? Vamos pensar um pouco a respeito disso agora.

A liberdade para viver como quiser no trabalho

O trabalho é algo importante na vida das pessoas, pois durante muito tempo da nossa vida nós estaremos trabalhando. Entretanto temos deveres e compromissos com esse trabalho, e de alguma forma estamos presos a ele.

Mas quando digo que estamos presos ao trabalho, digo no sentido de que temos que arcar com os compromissos, horários, produtividade, etc.

Dessa forma eu entendo que a liberdade para viver como quiser no trabalho não existe. Mas alguém pode dizer:

“Mas espera ai! Eu trabalho para mim, então eu faço o que eu quero”. Será mesmo? Se você fizer realmente o que quiser, como quiser vai ter o resultado esperado? Huuum sei não ein.

Mas nesse caso, como você trabalha para si mesmo, posso até concordar em certo ponto que você pode usar a sua liberdade e fazer o que quiser no seu trabalho. Mas só não posso dizer que tudo ocorrerá como planejado.

Digo portanto no sentido de que trabalhando para outros, você é obrigado a cumprir com horários por exemplo, já no seu você não tem essa obrigação.

Além disso você pode escolher o dia que quiser para descansar, o que é bem diferente quando se trabalha em uma empresa por exemplo.

Então o que posso dizer aqui é que se você quer ter um pouco mais de liberdade no seu trabalho, pode ser que você tenha que tomar a decisão de trabalhar para si mesmo.

Entretanto entendo também que de alguma forma, pelo menos no início você ficará bem preso ao seu trabalho, caso queira ver melhores resultados a curto e a longo prazo.

A liberdade para viver como quiser no casamento

É meu amigo(a), creio que aqui agente nem precisa falar muito né? Acho que isso seria impossível, srsrs(risos).

Certamente que se você fizer o que quiser e bem entender no seu casamento, provavelmente o mesmo vai terminar em divórcio. Acho que isso é algo bem óbvio.

Então só podemos dizer que em um relacionamento grande parte do seu tempo, recursos, da sua vida será para o seu cônjuge.

Ademais temos que pensar nas diversas obrigações que devem ser cumpridas e as satisfações que precisamos dar a outra pessoal, com a qual dividimos o mesmo teto.

Portanto se você insistir em fazer o que quiser no seu casamento, obviamente isso trará diversos problemas. Mas não estou dizendo que você vai perder a sua liberdade individual, mas que agora você precisa saber como usar sua liberdade.

Mas eu não sei o que você pensa a respeito disso, só sei que muita gente casada vive como se fosse solteira, e isso acaba em muita treta.

Talvez você conheça algum caso parecido, pois isso tem aos montes hoje em dia.

Então devido a essas coisas que falamos acima, acredito não ser possível usar sua liberdade e fazer o que quiser no casamento, sem sofrer muitas consequências.

Mas muita gente faz o que quer

Isso é verdade, pois muitas pessoas fazem o que querem no trabalho, como vão a hora e dia que querem, e acabam perdendo o emprego.

Mas outros fazem o que querem no casamento, e quando menos se espera estão divorciados.

Outros também fazem o que querem na sua empresa por exemplo, e de repente, a empresa esta de portas fechadas…

Então na sua mente, na sua concepção você até pode fazer o que quiser, mas até para isso é bom pensar e repensar, pois muitas coisas podem acontecer.

Acredito portanto que é muito importante que você pense muito antes de fazer qualquer coisa ou tomar qualquer decisão conforme a sua vontade.

Por que você pode por exemplo beber o quanto quiser, fumar o quanto quiser, comer o quanto quiser, mas depois já sabe o que pode acontecer ne. Pois é, complicado.

Então perceba que sim, as pessoas em determinados contextos podem fazer o que quiser apesar de estarem limitadas a espaço, tempo e circunstâncias.

Além disso, tendo as limitações acima, é preciso entender que para toda ação existem reações e consequências sejam a curto prazo ou a longo prazo.

Viver como quiser sempre vai envolver escolhas

Um par de sapatos e três desenhos de setas brancas para diversas direções

Pequenas ou grandes escolhas são inevitáveis, o tempo todo escolher fazer algo ou não, já parou para pensar nisso?

Existem coisas que nos impulsionam a escolher algo para suprir uma necessidade, pois se você estiver com fome você vai escolher comer. Mas alguém pode escolher adiar a fome por um tempo, mas não por muito tempo.

Acima ainda que pareça um exemplo bobo e óbvio, mas são pequenas coisas que norteiam a nossa vida todos os dias. Além disso existem escolhas na vida que nos sentimos forçados a tomar.

Mas se isso de alguma forma envolve a nossa liberdade de fazer a escolha ou não, é importante que sempre procuremos fazer escolhas sábias, pois temos também liberdade para isso.

Digamos por exemplo que você se alimenta mal praticamente todos os dias, e você sabe que esta se alimentando mal.

Então chega uma hora que você começa a sofrer as consequências por estar se alimentando desse jeito.

Ai chega um dia que você diz: “basta, vou dar um fim nisso, vou me alimentar melhor a partir de agora”. Dessa forma dentro de suas possibilidades você usa a sua liberdade para começar a se alimentar melhor e vai colher os frutos disso também.

Portanto sejam escolhas grandes ou pequenas, use a sua liberdade de escolha para fazer escolhas sábias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.