A liberdade de se isolar

Reading time: 2 minutes

A liberdade de se isolar em algum momento da vida, será que isso é realmente necessário?

Nesse artigo falamos sobre a liberdade de conviver com as outras pessoas. Mas será que a liberdade consiste apenas nisso? De se livre para conviver com as outras pessoas?

Ou escolher esta só também é uma forma de liberdade? Certamente que sim.

E talvez, dependendo do contexto isso te dê ainda mais liberdade.

Alguns pensadores dizem que se para uma pessoa é impossível viver só, na verdade essa pessoa acaba se tornando uma escrava.

E de fato ser dependente de outros não é ser livre, ainda que nos dias atuais o “sistema” nos força a sermos cada vez mais dependentes.

Por exemplo… Você conseguiria hoje se ver livre da tecnologia? Para alguns parece ser difícil dizer que sim, ou até mesmo dar uma resposta, mas essa é a realidade que estamos vivendo hoje.

Entretanto sim, muitos são capazes de se afastarem de tudo, e viverem livres da tecnologia atual.

Certamente que para muitos seria um absurdo viver sem tais facilidades, para outros porém, isso é um tipo de escravidão.

Dependentes até certo ponto

Durante a nossa vida somos dependentes de forma obrigatória, pois quando crianças e até uma fase da adolescência, não só precisamos como também dependemos de nossos pais para viver.

Certamente que se não for dos pais, será de outras pessoas, pois nessa faze não sem tem sabedoria nem conhecimento suficiente para se viver só.

Então dada essa questão, até que ponto você poderia viver livre economicamente se depender de outros? Além disso, você poderia viver livre mesmo tendo a necessidade de abraçar alguém?

Muitos procuram outros por que dependem do dinheiro, do amor, de diálogo, enfim.

São muitas questões que na vida solitária, tais coisas não poderiam ser alimentadas.

A liberdade de se isolar quando achar necessário

Certamente que aqui não estou incentivando você a viver só. Existe até mesmo uma passagem na bíblia que diz que não é bom que o homem viva só.

Mas a conversa aqui é para reflexão, pois pode ser que em algum momento da vida, seja necessário para você e não para os outros, ter um tempo só entre você e você.

Estar preso a si mesmo, pode ser uma forma de se ver livre de outros. Entretanto tudo nessa vida deve ser feito com sabedoria, até mesmo nessa questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.