Não creio na liberdade do homem no sentido filosófico

Reading time: 1 minute

Não creio na liberdade do homem no sentido filosófico

Não creio, no sentido filosófico do termo, na liberdade do homem. Todos agem não apenas sob um constrangimento exterior mas também de acordo com uma necessidade interior.
Albert Einstein

De alguma forma ou de outra sempre estamos presos a alguma coisa. Portanto nesse sentido, levando para a forma prática da vida, a liberdade parece ser algo utópico.

De acordo com o que disse Albert Einstein, as pessoas sempre agem, sempre tomam atitudes na vida devido a estarem “presas” a circunstâncias exteriores ou interiores.

Além disso podemos pensar na seguinte questão.

Uma pessoa que é honesta e não comete um roubo por exemplo.

Então vem a pergunta, essa pessoa não rouba por que é livre para tomar a atitude de não roubar? Ou é porque essa pessoa esta presa a um princípio que a impede de fazer isso?

E quem rouba faz isso por que é livre? Ou porque esta preso a alguma necessidade, vício etc?

Você acredita na liberdade do homem, em que sentido?

As pessoas podem ter uma noção de liberdade que difere nas opiniões, pois vai depender do entendimento de cada um acerca do assunto.

Um religioso por exemplo pode ter uma noção do que seja a liberdade, mas uma pessoa cética pode ter outra noção no que seja isso.

Portanto isso vai depender de quem vai falar sobre a questão. Imagine por exemplo a quantidade de religões que existem no mundo, será que todas elas pessam o que seria a liberdade da mesma forma?

Ademais quando se fala de liberdade, o assunto pode realmente não ser conclusivo para alguns, mas para outros talvez já tenham uma opinião formada sobre tal assunto.

Não sei o que você pensa acerca do tema, mas pode deixar a sua opinião, pois é sempre bom aprendermos com as pessoas.

Deixe nos comentários abaixo acerca do que você pensa sobre a liberdade. Vamos lá? Quer ver seu comentário ok? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.