Reading time: 3 minutes
A liberdade para conviver com as pessoas é algo de extrema importância, pois também através do convívio nós podemos aprender com os outros.
Entretanto muito usam mal essa liberdade de convívio não respeitando o direito do outro, trazendo assim muitos problemas.
Então se temos a oportunidade de estar perto de outras pessoas que até mesmo nos fazem bem de alguma forma, por que não aproveitar isso da melhor forma?
Muitas pessoas reclamam que os parentes são chatos por exemplo, quando na verdade podemos perceber que o problema está em quem está reclamando.
Um exemplo disso é aquela pessoa que não quer fazer nada em casa, mas quando é cobrada fica chateada por causa disso.
Dessa forma o problema não esta no convívio mas sim na pessoa não esta procurando estar junto e somar com os demais.
Um exemplo é o fato de convivermos em família, e onde tem aquele filho ou filha que não quer fazer nada. Além disso pode existir um que faz de tudo, e o outro vê isso de forma injusta.
Isso acontece muito entre os adolescentes, por isso é importante que se tenha boas práticas de convivência, e os pais devem incentivar isso.
A liberdade para conviver com outras pessoas e ser sempre bem vindo(a)
Muitas vezes, dependo do contexto é melhor conviver com outras pessoas do que pessoas da própria família.
Talvez essa não seja uma realidade na sua vida, mas infelizmente é na vida de muitos. Falo infelizmente, mas posso também dizer que felizmente ainda existem pessoas muito boas de se conviver.
Pessoas boas de conviver sempre serão aquelas pessoas que somam, que ajudam, que não são parasitas, como acontece com muitos familiares.
Então quando você vai para a casa de algum amigo por exemplo, até mesmo para passar alguns dias, você sempre será bem vindo(a) aquela casa, pois sempre está disponível a ajudar.
Portanto aproveite essa liberdade de conviver com as pessoas e sempre mantenha as portas abertas, isso será ótimo tanto para você quanto para os outros.
Talvez você não saiba, mas quando você esta sempre disposto a por exemplo, lavar uma louça, ou varrer uma casa, pode parecer bobo, mas muitas pessoas gostam disso.
Muitas vezes o dono da casa não deixará você fazer nada, mas ficará feliz por sua disponibilidade.
Então seja sempre uma pessoa disposta a ajudar no que for preciso.
Aprendendo sempre
Aprender com os outros é algo de vital importância nessa vida, e quando você convive com alguém que acha que sabe de tudo, perceba que a convivência fica horrível, já parou para pensar nisso?
Por outro lado, é muito bom você poder sempre aprender com os outros e também estar sempre disposto a ensinar algo. Além disso é bom quando as pessoas ficam atentas ao que você tem a dizer.
Digo isso por que as pessoas gostam de ser ouvidas, mas muitos querem apenas falar e isso acaba sendo muito ruim.
Podemos aprender até mesmo com pessoa de menos idade que a nossa, pois o conhecimento disponível é muito vasto.
Então sempre vai existir algo que você sabe mas que talvez alguém não saiba, e vice versa.
Pense nessas coisas e espero que você desfrute de uma convivência maravilhosa com as pessoas a sua volta.
Então:
- Esteja sempre disposto a ajudar
- Procure estar aberto ao diálogo.
- Se necessário for, ceda a alguma discussão para não estender o conflito.
- Evite falar quando estiver nervoso.
- Faça o seu melhor.
Permalink