Ficar livre da ignorância é uma escolha

Reading time: 4 minutes

Ficar livre da ignorância é uma escolha de cada pessoa. Ninguém é obrigado a ser ignorante acerca de qualquer assunto, ainda na mais nos dias em que estamos vivendo.

Nós podemos extrair informações de diversas maneiras, como lendo, ouvindo e vendo.

E hoje com a TV e a internet a informação esta acessível a todos. Entretanto existe algo que é preciso que seja feito o tempo todo que é filtrar essas informações.

Na internet por exemplo temos milhões de informações acerca de um mesmo assunto.

Portanto cabe a cada pessoa verificar se tais informações são realmente verídicas.

Não seria possível por uma lista do que podemos aprender por exemplo na internet, pois podemos aprender de tudo.

Certamente que existem muitas informações falsas, mas é por isso que falamos acima, cabe a cada cidadão filtrar e simplesmente não sair engolindo qualquer informação.

Agente sabe que não é por que alguém disse, não por que esta na internet ou na TV, que de fato aquilo seja correto.

Como deixamos no título desse artigo ficar livre da ignorância é uma escolha, e por que digo isso?

Digamos por exemplo que você não sabe cozinhar feijão, mas então você pesquisa na internet esse assunto, e quando você menos esperar o feijão esta prontinho, e melhor, você que fez. Que ótimo não é?

Geralmente você não precisará pesquisar em muitas fontes acerca de como cozinhar feijão, por que geralmente a diferença estará na forma de fazer, a não ser que você procure receitas diferentes.

Procurando em mais de uma fonte

Mas quando se trata por exemplo da informação de um determinado remédio por exemplo, você certamente irá procurar achar a informação em um site confiável.

Além disso hoje muitos médicos tem canais no Youtube, então você poderá consultar esses canais.

Isso por que você pode ter uma informação acerca de um remédio, mas tal informação pode não estar completa.

Então existem muitas coisas não só no exemplo do remédio mas muitos assuntos onde você deverá procurar e mais de uma fonte.

Muitas vezes quando precisamos de uma determinada informação nem sempre temos ela em forma escrita, é nessas horas que podemos achar de forma online.

Poderíamos dizer que hoje as pessoas não tem desculpas para dizer que não sabe de um determinado assunto, nem que seja só o básico.

A não ser que alguém nunca tenha escutado falar sobre determinado tema, ou então realmente não tem interesse em saber de um determinado assunto.

Se você que esta lendo esse artigo e nasceu nos anos 80 por exemplo, quantas vezes você pegou um dicionário da língua portuguesa e pesquisou sobre um determinado assunto? Lembra?

Hoje você simplesmente faz a pergunta no Google por exemplo e descobre o que você estava procurando.

E você que era ignorante acerca daquele assunto agora não é mais.

Ficar livre da ignorância é uma escolha ou realmente não se tem acesso a informação?

Não podemos ignorar porém que nem todos hoje tem acesso a internet. Isso é uma realidade. Então em alguns casos as pessoas não tem escolha.

Uma pessoa pode nunca saber de determinado assunto por nunca ouvir falar, ou por que o grupo em que convive não sabe, ou também por que não tem acesso a informação.

Obviamente que nós não temos acesso a todas as informações que existem no mundo, mas ainda assim podemos pesquisar e aprender muitas coisas.

Então para sermos justos até certo ponto realmente não temos escolha, mas o que pudermos fazer para pesquisar e aprender que assim seja.

O que você tem feito para aprender mais?

Sempre podemos aproveitar os poucos ou muitos recursos para aprender mais. Além disso não podemos esquecer dos livros que estão sempre a nossa disposição.

Ficar livre da ignorância é uma escolha - Vários livros

Mesmo tendo acesso a internet, ainda assim é bom se desligar de tudo isso e ler um bom livro.

Portanto aproveite o que você tem para aprender, pois acreditamos que uma das melhores coisas que podemos fazer nessa vida é aprender.

Se podemos ainda nos livrar da ignorância acerca de qualquer assunto, então que assim venhamos fazer, para que dessa forma possamos também esclarecer a outros.

E você caro leitor? O que tem feito para aprender cada vez mais? Tem lido bons livros? Tem feito pesquisas na internet para aprender um assunto novo?

Compartilhe sua experiência nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *